quarta-feira, 6 de abril de 2011

INSIDE JOB - A VERDADE DA CRISE





1- Esta crise poderia ter sido evitada?
 Sim esta crise poderia ter sido evitada se os reguladores aplicassem sansões que tinham sido determinadas pelo procurador geral aos grandes grupos económicos que controlavam as bolsas mundiais.

2- A opcção entre regulamentação do mercado ou não é uma escola técnica ou política. Justifique.
 O debate da regulamentação dos produtos financeiros que provocaram esta crise tem que ser feito para se evitar que no futuro estes derivados aos produtos financeiros voltem e faccionam o sistema financeiro mundial. aqui os governos mundiais tem que intervir com normas reguladoras muito bem delineadas para não existirem lacunas.

3- Discuta a legitimidade de um modelo económico que atribui os lucros aos privados, enquanto os custos são suportados pelos contribuintes.
 Este tipo de modelo económico é ilegitimo e torna-se numa "bomba relógio" para o governo.
 Com este tipo de modelo algumas necessidades básicas que cabe ao governo dar a sua população ficam postas em causa.
 O dinheiro que iria servir para escolas, hospitais, universidade são postas nas mãos de particulares.
 Este tipo de economia gera pobreza e muita revolta social só controlada por regimes altamente militarizados.

4- Partindo da imagem da BBC, explique como a crise aconteceu.
 A crise de crédito surgiu segundo alguns analistas devido ao sector imobiliário mais presisamente ao sector das hipotecas "sub-prime".
 Os bancos começaram a conseder emprestimos sem ter qualquer garantia do pagamento das mesmas, a não ser o imóvel.
 tornavam-se empréstimos de alto risco, quando se começou a especular sobre o valor imobiliario, estas pessoas foram as primeiras a não cumprir com os respectivos pagamentos.
 Estes empréstimos eram "vendidos" entre outros a nível global e os juros ficaram altos demais e insuportáveis para os proprietários.

5- Que ilações retira do primeiro recurso?
  O consumo exagerado e desregrado fez com que cada vez mais houve-se necessidade de recorrer a emprestimos.
 Na prespectiva dos bancos quanto mais emprestimos fizessem mais lucros teriam, não tinham qualquer precausão em relação a quem emprestavam.
 se as pessoas pararem de consumir acaba-se o investimento.

7- Comente o video " A austeridade é uma ideia perigosa".
 O video começa por explicar a razão e o inicio desta crise mundial, e em que sentido afectou governos, empresas e familias.
 Depois explica o que se tentou fazer, e quem for o mais castigado nas decisões tomadas pelos governos de todo o mundo para superar a crise.
 Por fim volta ao início mas falando da austeridade e de como ela é diferente em cada país e para cada classe social.

8- Refira outros aspectos interessantes da crise financeira que não tenham sido abordados nas questões acima.
 Os aspectos que não vi abordados nesta ficha foram as consequências sociais que esta ficha está a levantar.
 A longo prazo vamos ter um serviço social que não vai conseguir acompanhar as necessidades que estão a surgir.

Perspectiva geral da internet

A escola só pode mesmo oferecer as competências básicas. As tecnologias mudam a uma velocidade tão acelarada que quem não aprender a aprender por si, mais tarde ou mais cedo, ficará ultrapassado. Comente.

  A tecnológia evolui muito rapidamente, e quem não contactar com essa realidade diariamente e não se informar é ultrapassado.
 A exploração destas técnolias num contexto mais diversão, também dá outras opurtunidades e conhecimentos que a escola não consegue dar.

domingo, 3 de abril de 2011

Relações Económicas

1-Verifique que o desenvolvimento da linguagem da gestão de recursos se encontra indissociavelmente associada ao seu (in)sucesso.

A linguagem de gestão de recursos encontra-se associada ao seu sucesso ou insucesso, pois vão surgindo conforme as necessidades e os acontecimentos económicos.


2- Distinga o modelo capitalista do modelo socialista quanto à gestão de recursos financeiros e humanos.

 No modelo capitalista hesitem várias falhas em que legista que cada um possa apresentar sugestões para os problemas económicos baseando-se no seu bom senso e em juízos morais.
 Enquanto no modelo socialista embora não seja alternativa para as falhas capitalistas de mais directivas para os problemas económicos

3- Justifique a concentração económica em grandes grupos que dominam as actividades.

 A concentração em grandes grupos permite uma economia mais fechada em que um produz e o mesmo vende e o mesmo ainda manufatura. Estas empresas associadas têem o domínio do comércio e também têem o domínio do preço.

4-Verifique que o sucesso do modelo Keynesiano surgiu da esperança em responder às crises do sistema capitalista. Mostre recorrendo à discusão do Orçamento de estado para 2011 que este modelo foi abandonado.

 O orçamento de estado de 2011 tem vários problemas para resolver como o desemprego, o aumento da despesa pública, o aumento das taxas de juros.
 No modelo Keynesiano era muito teórico, foi considerado uma ferramenta que permitia ultrapassar todos estes problemas que estamos a viver. Mas esta teoria caiu por agua a baixo.

5- Discuta a aparente inevitabilidade de condenação de portugal como país periférico.


 O nosso país não soube aproveitar os fundos comunitários porque tinha-mos muito anos de atraso em relação aos outros países membros.
 O facto de Portugal ter vivido numa ditadura durante trinta anos, ter tido uma vaga de população vinda das ex. colónias dava-lhe pouca margem para evoluir pois tinha muitos problemas de ordem estrutural, social e legislativa por resolver.
 Quando estes fundos chegaram não estávamos preparados com quadros especializados, com equipamentos modernos, com espírito empreendedor para tirar partido desses fundos.


6- Apresente algumas críticas que as pessoas têm feito aos problemas económica baseadas na simples bom senso e/ou nos valores morais.

 Uma das críticas que mais se tem ouvido tem a ver com os subsídios ao longo destes anos, que se tem atribuído a todos aqueles que apresentem alguns sinais de pobreza. na realidade esses subsídios numa primeira fase eram atribuídos sem existir uma real apreciação de verdadeira necessidade das pessoas.
 Outra crítica que constantemente ouvi-mos tem  a haver com o favorecimento e o compadrio não só para ocultar lugares em grandes empresas públicas mas também privadas, assim como ma na preferência em alguns concursos.
 O comum dos portugueses ouve o que os média e a comunicação social transmite mas também sabe ponderar e fazer a sua avaliação e o seu juízo de valor.
 Embora o poder da comunicação social seja sem dúvida algo grande, com os anos, nós portugueses fomos tendo consciência desse peso e como podemos ser manobrados, assim, começámos a ter uma nova mentalidade com opinião própria.

sábado, 2 de abril de 2011

Mass Media

1-Justifique a s seguintes afirmações de Marshall Macluan: "As pessoas não costumam ler jornais. Elas passam por eles todas as manhãs como pelo banho quente".
-"O futuro do livro é a sinopse".

 Quando Marshall Macluam faz esta afirmação sobre os jornais o que ele quer realmente transmitir-nos de uma forma simplificada é que como seres humanos criamos hábitos como a leitura das "gordas" do jornal pela manhã é tão habitual como o banho quente, se calhar não tão reconfortante devido ás notícias que se têm hoje em dia, isto acrescentaria eu á afirmação de Marshall Mcluam.
 Em relação ao livro penso que esta perspectiva de sinopse é muito além até para quem domina e admira as novas tecnologia. Este objecto constituído por páginas as quais se pode ler uma série de palavras que formam frases que por sua vez dão origem às histórias que lemos, que nos levam a outros países, eras e até mesmo galácticas.
 O prazer de pegar, cheirar e folhear um livro penso que nunca será deixado ser ultrapassado pela tecnologia.

2- Refira-se ao papel atribuído ao "consumidor final" nas duas tecnologias referidas.

 O consumidor final no que diz respeito à imprensa tem um papel muito pacífico, pois a notícia está lá e é o que temos que ler. Enquanto que na Internet o papel do consumidor final é mais activo, a noticia ou informação está lá só temos que procurar, mas também podemos pesquisar outra opiniões e até exprimir as nossas.
 O meu ambiente de trabalho personalizado é constituído por itens que eu necessito. Talvés se tive-se uma maior necessidade e funciona-se mais vezes com o meu computador teria um ambiente de trabalho mais completo.

3- Desenhe o esquema que representa o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.

Ficheiros: -Ambiente personalizado personalizado-Internet-documentos pessoais-fotografias -musicas
 E-mails-trabalho
            -escola
            -família
            -amigos

4- Critique o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.

 O meu ambiente personalic«zado de trabalho é constituído por itens que eu necessito. Talvés se tive-se uma maior necessidade e funciona-se mais vezes com o meu computador teria um ambiente de trabalho mais completo.

DIVÓRCIOS POR 100 CASAMENTOS