quarta-feira, 30 de março de 2011

Saúde

1 - O código Deontológico I

A clonagem os tarnsplantes e algumas descobertas científicas levaram os médicos a reverem o seu código deontológico. Todo este desenvolvimento levou a novas práticas médicas, e também a intervenção da legislação na comunidade médica.
 No caso do aborto o acordo deontológico não permite que os médicos assistam uma paciente que tenha feito um aborto clandestino, mas perante a leio o médico é obrigado a assistir todos os pacientes.
 Em relação à eutanásia também não é permitido que se tire a vida a nenhum paciente dando-lhe só medicação apropriada para o manter estável.
 Também no caso da clonagem o acordo deontológico não nos dá respostas concretas, pois este há muito que perdeu o contacto com a realidade de uma sociedade macificada.

2-Código Deontológico II

 No caso do aborto o código deontológico não permite que os médicos assistam uma paciente que tenha feito um aborto clandestino, mas perante a lei o médico é obrigado a assistir.
 Em relação à eutanásia também o código deontológico não permite que se tire a vida a nenhum paciente dando-lhe só medicação apropiada para o manter estável.
 Também no caso da clonagem o código deontológico não nos dá uma resposta concreta, pois este há muito que perdeu o contacto com a realidade de uma sociedade macificada.

3 - A Eutanásia
A generalidade das pessoas é contra a eutanásia pois  a grande maioria dos cidadãos são católicos, que acreditam que a vida é uma dádiva do Criador, e só ele tem o direito de a tirar. Na prespectiva médica vai contra o juramento de hipocrates.
 Apesar de poder se pensar que a eutanásia e uma solução mesícordiosa eu não penso desta maneira pois para mim o valor da vida é fundamental. Hoje em dia existem várias alternativas para atenuarem o sofrimento como os cuidados paliativos e continuados.
 Embora existam pessoas que tambem respeitem o individuo como ser humano e por isso são de opinião que o sofrimento deve ser terminado com dignidade.

4 - O Aborto

 Apesar da polémica já se chegou a algum consenso com alguns casos de aborto. Segundo o pensamento de hipocrates que considera a vida como um dom sagrado. Também segundo o código deontológico dos médicos a prática do aborto ou da eutanásia é algo muito grave.
 Em contraposição aos médicos temos uma sociedade que acha que a despenalização é a única forma de proteger as mulheres pois o aborto legalmente autorizado com assistência médica evita najguns casos extremos a morte da mulher.
 Sendo a nossa sociedade maioritáriamente católica, aceitar a despenalização do aborto é um pecado. Mas a realidade é que muitas mulheres católicas praticantes recorriam às chamadas "abortadeiras" mesmo pecando. Por isso é que o referendo que se realizou no nosso país em que o sim ganhou veio fazer com que as mulheres passasem a ser legalmente protegidas. 

5 - Prós e Contras da Clonagem


 Depois de fazer o levantamento dos pontos negativos e positivos da clonagem apercebi-me que ainda existem muitas lacunas sobre este tema como o facto dos seres clonados nascerem com um grande número de anomalias como por xemplo o envelhecimento precoce que preocupa não só a comunidade médica mas também aqueles que se interessam por este assunto.

Os Transplantes

Se de início os princípios éticos só aceitavam dadores de orgãos que expressamente declaravam que o queriam ser, hoje em dia as pessoas começaram a ter consciência que todos somos potênciais dadores.
 Na nossa sociedade começou a existir a necessidade de ter uma grande oferta de orgãos, o que originou um negócio de tráfico ou mesmo de roubo de orgãos.
 Apesar de já se realizarem transplantes há já mais ou menos quarenta anos, ainda existem alguns aspectos que a comunidade médica cientifica não conseguiu resolver, como o facto de alguns orgãos serem rejeitados por dadores compatíveis.



Sem comentários:

Enviar um comentário